19.6.23

Tudo leva tempo.... {Generalizando}

Tudo leva tempo.... {Generalizando}.

Tudo o que você quer desenvolver leva tempo, um corpo malhado leva tempo, pra você comprar um carro leva tempo, entre outras coisas leva tempo. A não ser que você nasceu rico, aí o corpo que você quer, você faz uma plástica e leva menos tempo, o carro que você quer você compra na hora. Mas estou me referindo a pessoas comuns mesmo como eu e muita gente do dia a dia.

E como existem exceções, por isso coloquei a palavra "Generalizando" no título desse artigo. Mas geralmente tudo o que você quer de algo grandioso na sua vida leva tempo. Por exemplo, se você quer ser um baita de um advogado leva tempo, se você quer ser um baita de um médico leva tempo, e no mundo dos negócios também é assim. Por isso não devemos desanimar, e como disse em um artigo anterior: Considerar cada ação de seu trabalho uma parte do negócio é fundamental para que você se sinta realizado e com isso você nem vê o tempo passar e quando você vê você já realizou seu objetivo.

Pois hoje em dia é fundamental as pessoas ter a calma e um auto controle, além também de ter uma boa simpatia e levar a vida sempre sorrindo e respeitar o tempo, porque tudo tem seu tempo. Mas é claro, que a pessoa tem que fazer a parte dela e correr atrás de seus objetivos, porque o resto o tempo cuida.

E como hoje em dia vivemos na Era da Informação, acontece que muitas pessoas são bombardeadas vinte e quatro horas por dias com tudo quanto é tipo de informação. E no que se diz respeito ao sucesso, como vivemos no período do Imediatismo, um período onde relações amorosas são líquidas e as pessoas querem resultados extremamente rápidos, por conta da grande ansiedade que muita gente tem nos tempos atuais, acaba fazendo com que muita gente com seus 25, 30 anos de idade acham que estão digamos que "fracassados". O que não é verdade, pois tudo tem seu tempo e 25, 30 anos de idade é muito jovem ainda uma pessoa nessa idade tem a vida inteira pela frente.

E quando um velho falar vem falar que com 25 anos de idade já tinha uma casa própria e dois terrenos, lembre-se sempre que no tempo deles um terreno custava 2 mil reais, e fora que muitos invadiam terras para construir, já que antigamente a fiscalização entre outras coisas eram mais precários. E pra concluir, antigamente a expectativa de vida de uma pessoa no Brasil na década de 70 por exemplo era de por volta dos 60 anos de idade.

Por isso, se queremos nos desenvolver, nos evoluir é fundamental manter a calma, a simpatia, está sempre sorrindo, buscar conhecimento, se esforçar, correr atrás dos seus objetivos e deixar que o tempo cuida do resto e quando você vê, você já conquistou suas coisas e já está realizado.

15.6.23

Se você quer se desenvolver nos negócios tem que se diversificar

Se você quer se desenvolver no mundo dos negócios tem que se diversificar.

O título pode parecer meio cansativo para muita gente, mas calma... O que eu quero explicar aqui não é nenhuma dificuldade para ficar rico, muito pelo contrário é uma ótima dica para você que quer ficar rico. Então vamos lá, e não vamos ser hipócrita, pois a maioria das pessoas se fossem ricas adorariam ser ricas e é claro que a felicidade vem em primeiro lugar, mas se a pessoa já é feliz e ainda não é rica, mas quer ser rica, qual o problema nisso? Então bora correr atrás dos nossos objetivos.

Mas agora voltando ao assunto aqui o que quero trazer aqui é uma mistura de relato pessoal com a realidade dos fatos como um todo.

E indo direto ao ponto, quando uma pessoa quer ficar rica no meio empresarial ela vai lá e abre uma empresa, uma loja. Até aí tudo bem, então ela começa a trabalhar a se esforçar e aos poucos vai se desenvolvendo e a empresa vai crescendo. Porém tem uma coisa que eu reparei a um bom tempo... Que a diversificação do negócio é o que o salva e o que o ajuda a manter a longevidade e estabilidade. Pois percebi que toda empresa que cresce sempre começa a atuar em outras áreas, e é muito difícil encontrar uma empresa grande que não atua em área nenhuma e aliás muito provavelmente é até arriscado uma empresa grande não atuar também em outras áreas, pois a crise pode vir em qualquer época.

E por isso muitas, aliás, muitas não, a maioria das empresas grande atua em outras áreas. Ou seja... Quase todas as empresas, marcas e etc., que você conhece ou atua em outras áreas ou são propriedade de um grupo empresarial maior. E as áreas que muitas dessas empresas atuam são das mais variadas, pois tem empresas que fabricam refrigerantes até tecidos, entre várias outras atividades.

Mas então como se diversificar se sua empresa ainda não é grande?

Tenha calma e paciência, pois como falei no começo do artigo, somente quando a empresa crescer, onde ela consequentemente vai gerar mais dinheiro, que aí sim você irá investir em outras áreas, mas antes disso tenha paciência com sua pequena empresa, faz ela crescer aos poucos, procure estudar, se informar na área que você atua, usar e abusar da criatividade que com o passar do tempo sua empresa vai crescer e aí sim quando ela crescer você investe em outras áreas e de preferência após investir em outras áreas, você cria uma holding, que é uma instituição que administra vários negócios.

E tem como fazer isso sendo pequeno?

Tem sim, e é muito fácil, agora como disse antes, você que tem uma empresa e ela ainda é pequena você tem que primeiro fazer ela se desenvolver pra depois sim atuar em outras áreas. Mas é possível fazer isso mesmo ainda sendo pequeno, como por exemplo: Você tem uma empresa em um determinado setor, tipo uma mercearia ou uma conveniência, e pode ao mesmo tempo trabalhar com produção de doces ou salgados através de uma segunda empresa, e tudo isso ainda sendo pequeno, e a vantagem é que desde já você já tem mais de uma fonte de renda, o que possibilita a sua empresa crescer mais rápido ainda.

Eu por exemplo criei a Charme e Capricho em 2017, uma empresa que atua na produção de doces, especialmente Trufas. Aí com o passar do tempo, minha empresa se desenvolveu e em 2020 resolvi atuar no ramo de mercearia, onde criei a Conquista da Vitória, que era um mercadinho de bairro e com isso passei a atuar em duas áreas: Confeitaria e Mercearia. Pois eu vendia minhas Trufas nas ruas e meio período ficava no meu mercadinho.

É claro que você pode ouvir críticas, mas independentemente do que você vai fazer você vai receber críticas do mesmo jeito, então: Faça. Por exemplo eu... Eu nunca quis deixar de vender doces, mesmo quando eu abri meu mercadinho, e já ouvi um cara me dizer que eu deveria parar de vender doces e ficar apenas no meu mercadinho, porque segundo ele vai "cair mal as pessoas me verem com o mercadinho e ainda vendendo doces nas ruas". Acredito que ele não falou por mal, mas isso é um pensamento pequeno {E olha que ele era dono de uma garagem de carros}, pois se você que atua no ra do empreendedorismo e quer se desenvolver, inevitavelmente você terá que diversificar seu portfólio, sua área de atuação e se reinventar com o passar dos anos, e de quebra usar a criatividade, o que ajuda e muito no desenvolvimento de um negócio.

Conheça nossa nova novidade....

Nosso delicioso Copo Trufado. A confeitaria Cristal dos Campos está sempre procurando se inovar, e recentemente estamos com mais uma inovaç...