Ganhar muito dinheiro requer tempo, paciência, foco e persistência.
É muito comum que veículos de comunicação voltada ao empreendedorismo, como grandes revistas, portais que falam sobre economia e negócios em geral, sempre vir com aquelas matérias com títulos sensacionalistas do tipo: "Ele vendia empadinhas na rua e hoje fatura 5 milhões de reais por ano", "Como ele largou a CLT e hoje é milionário" e por aí vai....
Saibam que 99% dessas notícias são sensacionalistas e quando você ler as notícias por completa, você vaia acabar descobrindo que no fim das contas na maioria das vezes a pessoa em questão que foi empreender e "sem querer", ou "do nada" ficou milionária, já tinha uma base financeira bem forte, seja porque a pessoa já era de uma família de classe média alta, seja porque a pessoa já era de uma família rica, ou mesmo a pessoa já era muito bem de vida, e simplesmente resolveu empreender em uma outra área e aí acabou se dando bem, como era de se esperar, já que a pessoa já tinha dinheiro mesmo.
E falo isso com propriedade de causa pois como quero ser jornalista eu gosto sempre de investigar as coisas e já li dezenas de notícias desse assunto na internet em páginas de grandes revistas de negócios ou portais dedicado ao mundo do empreendedorismo, e quando a gente lê a notícia por completo é sempre a mesma história: A pessoa já tinha uma base financeira forte, e aí resolveu "por acaso" empreender em outra área e aí como era de se esperar (Já que a pessoa já tinha muito dinheiro), nessa nova área ela fez sucesso, e aí plimmm.... Ela vira notícia em um grande portal voltado ao mundo do empreendedorismo, e que talvez foi essa mesma pessoa que pagou o portal pra fazer uma notícia sobre sua história de "sucesso".
E vou fazer aqui uma analogia sobre esse assunto pra você entender melhor:
Imagina um cara chamado Oscar, Oscar vem de uma família de classe média alta e paulistana. Oscar se forma em engenharia civil, e começa a trabalhar em uma grande construtora e ganha muito bem com isso. Nas horas vagas, Oscar gosta de fazer deliciosos Bolos de Pote bem gostosinhos pra ele, sua família e amigos. Seus familiares e amigos sempre elogiam seus deliciosos Bolos de Pote e dizem que ele deveria vender.
Até que em um dado momento, depois de 20 anos trabalhando na construção civil, Oscar em um dia de férias, por brincadeira resolve vender Bolos de Pote nas ruas. Ele vende bem (Já que Bolos de Pote vende bem, pois eu já vendi Bolos de Pote também, hahaha). Oscar então, que já estava cansado e enjoado da construção civil, se vê apaixonado por esse tipo de empreendedorismo alimentício, e ele não pensa duas vezes: Logo que suas férias acaba, ele pede as contas da construtora e vai empreender.
Oscar por ter dinheiro, ele então aluga uma sala comercial térrea de 100 m2 no bairro dos Jardins, um dos mais sofisticados bairros da capital paulista. Oscar então com força de vontade e paixão pela nova área, monta sua confeitaria especializada em Bolos de Pote em pouco tempo, a inaugura, e por já ter uma base financeira forte, ele divulga sua confeitaria com bastante investimento e rapidamente, sua confeitaria faz sucesso e ganha muito dinheiro. Até que 1 ano depois, Oscar transforma sua confeitaria em franquia e abre também algumas filiais, e então Oscar em 2 anos já está faturando 5 milhões de reais por ano com sua confeitaria....
E então.... O portal de uma grande revista especializada em negócios resolve entrevistar Oscar, fica sabendo de toda a sua história e então a revista resolve publicar a matéria sobre a história de empreendedorismo de Oscar e coloca o título da seguinte forma: "Ele largou a CLT, passou a vender Bolos de Pote na rua de brincadeira e hoje fatura 5 milhões de reais por ano com Bolos de Pote". E então a matéria é publicada e ao longo do corpo da matéria, a revista usa métodos ou palavras de um jeito que dá a entender que Oscar começou tudo do zero e que ele praticamente era uma pessoa simples, dando a entender pra quem é leigo no assunto, que Oscar fez sucesso por acaso, ou que basta apenas vender Bolos de Pote na rua que em 2 anos a pessoa se tornará um empreendedor de sucesso igual Oscar.
É claro que é possível sim se tornar um empreendedor de sucesso sendo pobre de verdade, mas você tem que focar em sua realidade, fazer o que tem que ser feito de acordo com sua realidade e depois de alguns anos o sucesso virá normalmente. Mas pra isso você tem que seguir esses passos: Saber o que quer, foco e persistência.
Por Kevin Klein | Confeiteiro e Escritor.


