6.6.25

Como as revistas sobre empreendedorismo engana você....

Dinheiro

Ganhar muito dinheiro requer tempo, paciência, foco e persistência.

É muito comum que veículos de comunicação voltada ao empreendedorismo, como grandes revistas, portais que falam sobre economia e negócios em geral, sempre vir com aquelas matérias com títulos sensacionalistas do tipo: "Ele vendia empadinhas na rua e hoje fatura 5 milhões de reais por ano", "Como ele largou a CLT e hoje é milionário" e por aí vai....

Saibam que 99% dessas notícias são sensacionalistas e quando você ler as notícias por completa, você vaia acabar descobrindo que no fim das contas na maioria das vezes a pessoa em questão que foi empreender e "sem querer", ou "do nada" ficou milionária, já tinha uma base financeira bem forte, seja porque a pessoa já era de uma família de classe média alta, seja porque a pessoa já era de uma família rica, ou mesmo a pessoa já era muito bem de vida, e simplesmente resolveu empreender em uma outra área e aí acabou se dando bem, como era de se esperar, já que a pessoa já tinha dinheiro mesmo.

E falo isso com propriedade de causa pois como quero ser jornalista eu gosto sempre de investigar as coisas e já li dezenas de notícias desse assunto na internet em páginas de grandes revistas de negócios ou portais dedicado ao mundo do empreendedorismo, e quando a gente lê a notícia por completo é sempre a mesma história: A pessoa já tinha uma base financeira forte, e aí resolveu "por acaso" empreender em outra área e aí como era de se esperar (Já que a pessoa já tinha muito dinheiro), nessa nova área ela fez sucesso, e aí plimmm.... Ela vira notícia em um grande portal voltado ao mundo do empreendedorismo, e que talvez foi essa mesma pessoa que pagou o portal pra fazer uma notícia sobre sua história de "sucesso".

 E vou fazer aqui uma analogia sobre esse assunto pra você entender melhor:

Imagina um cara chamado Oscar, Oscar vem de uma família de classe média alta e paulistana. Oscar se forma em engenharia civil, e começa a trabalhar em uma grande construtora e ganha muito bem com isso. Nas horas vagas, Oscar gosta de fazer deliciosos Bolos de Pote bem gostosinhos pra ele, sua família e amigos. Seus familiares e amigos sempre elogiam seus deliciosos Bolos de Pote e dizem que ele deveria vender.

Até que em um dado momento, depois de 20 anos trabalhando na construção civil, Oscar em um dia de férias, por brincadeira resolve vender Bolos de Pote nas ruas. Ele vende bem (Já que Bolos de Pote vende bem, pois eu já vendi Bolos de Pote também, hahaha). Oscar então, que já estava cansado e enjoado da construção civil, se vê apaixonado por esse tipo de empreendedorismo alimentício, e ele não pensa duas vezes: Logo que suas férias acaba, ele pede as contas da construtora e vai empreender.

Oscar por ter dinheiro, ele então aluga uma sala comercial térrea de 100 m2 no bairro dos Jardins, um dos mais sofisticados bairros da capital paulista. Oscar então com força de vontade e paixão pela nova área, monta sua confeitaria especializada em Bolos de Pote em pouco tempo, a inaugura, e por já ter uma base financeira forte, ele divulga sua confeitaria com bastante investimento e rapidamente, sua confeitaria faz sucesso e ganha muito dinheiro. Até que 1 ano depois, Oscar transforma sua confeitaria em franquia e abre também algumas filiais, e então Oscar em 2 anos já está faturando 5 milhões de reais por ano com sua confeitaria....

E então.... O portal de uma grande revista especializada em negócios resolve entrevistar Oscar, fica sabendo de toda a sua história e então a revista resolve publicar a matéria sobre a história de empreendedorismo de Oscar e coloca o título da seguinte forma: "Ele largou a CLT, passou a vender Bolos de Pote na rua de brincadeira e hoje fatura 5 milhões de reais por ano com Bolos de Pote". E então a matéria é publicada e ao longo do corpo da matéria, a revista usa métodos ou palavras de um jeito que dá a entender que Oscar começou tudo do zero e que ele praticamente era uma pessoa simples, dando a entender pra quem é leigo no assunto, que Oscar fez sucesso por acaso, ou que basta apenas vender Bolos de Pote na rua que em 2 anos a pessoa se tornará um empreendedor de sucesso igual Oscar. 

É claro que é possível sim se tornar um empreendedor de sucesso sendo pobre de verdade, mas você tem que focar em sua realidade, fazer o que tem que ser feito de acordo com sua realidade e depois de alguns anos o sucesso virá normalmente. Mas pra isso você tem que seguir esses passos: Saber o que quer, foco e persistência.

Por Kevin Klein | Confeiteiro e Escritor.

Dinheiro fácil e rápido de forma honesta não existe...

Dinheiro

Pra realmente ganhar dinheiro é necessário muito trabalho, esforço, persistência e foco.

Hoje em dia, em meio a era da informação que vivemos, é muito comum que as pessoas sejam bombardeadas por informações de gente que ficou rica em pouco tempo, e muitas das vezes ficaram ricas do nada ou "sem querer". Mas saibam que tudo isso é exceção, pois na vida real mesmo, a realidade é bem diferente, e para ganhar dinheiro é necessário trabalho, persistência, além também de tempo. Sim, ganhar dinheiro (Ganhar bem leva tempo), é claro que não demora tanto assim, ah não ser que a pessoa for acomodada ou não ter intenção de ganhar mais dinheiro. Mas de fato para ganhar bem e de forma honesta  sendo empreendedor é necessário muito trabalho, esforço, disciplina e é fundamental saber o que quer. Pois hoje em dia tem muita gente por exemplo que não sabe o que quer, e aí tenta entrar no empreendedorismo, seja abrindo uma lojinha, vendendo coisas nas ruas ou empreendendo na internet, e aí quebram a cara.

Mas o que quero dizer aqui é que como disse no título desse artigo Dinheiro fácil e rápido de forma honesta não existe, pois é necessário persistência, muito trabalho, esforço e disciplina. E digo isso porque hoje em dia está todo mundo embebedado por esses "cases de sucesso" sobre pessoas que ganharam muito dinheiro rápido e fácil, seja na internet ou mesmo na vida real. Tipo aquela pessoa que abriu uma lojinha e em pouquíssimo tempo explodiu de vendas (Mas nesses casos geralmente é porque a pessoa já tinha uma boa base financeira, mas isso é assunto pra outro artigo). Mas voltando ao assunto aqui, então dinheiro fácil e rápido de forma honesta não existe, mas como as pessoas estão muito imediatistas hoje em dia, quando elas se deparam com a realidade, elas se frustram, ou mesmo quando elas veem uma outra pessoa praticando o empreendedorismo de forma tradicional e correta (Que é muito trabalho, foco e persistência), as pessoas acabam achando que tal empreendedor é "fracassado", que "não deu certo" e etc. Mas a contemplação do esforço que o empreendedor de forma tradicional faz será muito maior, pois geralmente quando se ganha muito dinheiro de forma honesta, a vida financeira desse tipo de pessoa flui mais e é mais estável. Diferente por exemplo de quem ganha dinheiro de forma não honesta, como o tráfico de drogas, pois até hoje é muito raro alguém que realmente se deu bem ganhando dinheiro com o tráfico de drogas e está hoje vivendo com estabilidade, vivo e em liberdade. Pois muitas vezes quando a pessoa ganha dinheiro de forma não honesta, não há aquela contemplação, aquela sensação gostosa de ter ganhado muito dinheiro de forma honesta, e é aí que essas pessoas que ganham muito dinheiro de forma não honesta acabam gastando o dinheiro a toa, seja com ostentação, festas ou futilidade. Por isso o melhor a se fazer em muitos casos é não seguir a manada e não ficar com a mentalidade de imediatismo, que já consumiu a mente de boa parte das pessoas hoje em dia.

Pare de acreditar em "Inveja" - Você é mais forte que isso....

Conquistas

Publique sim suas conquistas e usufrua sim das suas conquistas.

É muito comum hoje em dia, ou talvez sempre, as pessoas falar em inveja, e principalmente, o tal "olho gordo", e devido a isso, muitas pessoas acabam por deixar de fazer certas coisas em público ou publicar certas coisas nas redes sociais por conta da tal inveja ou do "olho gordo".

Ontem mesmo eu vi um vídeo no Facebook de uma pessoa que mostrou a sua casa totalmente feia por fora, mas bonita por dentro, e segundo o vídeo, a pessoa tinha melhorado somente a parte de dentro da casa para que as pessoas do lado de fora ao passar na rua não fique com inveja da casa. E essa não é a segunda vez que vejo um vídeo assim. Há uns tempos atrás vi um vídeo também no Facebook, onde uma pessoa tinha reformado a casa por dentro e por fora a casa ainda estava feia. Mas nesse caso a pessoa iria reformar por fora, mas tinha alguns comentários de pessoas justificando a casa ficar feia por fora para não atrair inveja. Já no primeiro vídeo que eu citei, eu vi comentários de pessoas sensatas dizendo que jamais deixaria de arrumar sua casa por fora por conta de inveja dos outros. Se bem que no primeiro vídeo não dá pra saber se o dono da casa apenas optou por reformar a casa por dentro primeiro e depois iria reformar por fora, e nesse meio tempo pegaram o vídeo fora do contexto pra dizer que a pessoa não arrumou a asa por fora por conta de inveja, pois hoje em dia muita gente faz tudo por like.

Mas o fato é que infelizmente tem pessoas que realmente tem esse pensamento de que não se deve postar as coisas que conquista nas redes sociais, que ninguém deve saber que você tem um carro bom, um celular bom e por aí vai. E quer saber bem a verdade: Publica todas as suas conquistas nas redes sociais, anda mesmo com um carrão, com um celular top e por aí vai. Não deixe de usufruir das coisas boas da vida, de suas conquistas, de sua riqueza por conta de invejosos. Pois você é mais forte do que um invejoso, se você é do bem, não quem se se esconder do mal, pois temos que mostrar que o bem é mais forte que o mal. Você tem que publicar suas conquistas sim, pois a gente que somos do bem, somos mais fortes do que o mal e a inveja. Viva as nossas conquistas!!

Conheça nossa nova novidade....

Nosso delicioso Copo Trufado. A confeitaria Cristal dos Campos está sempre procurando se inovar, e recentemente estamos com mais uma inovaç...